[EBOOK] COMO ESCREVER HEADLINES E TÍTULOS MATADORES QUE SÃO ABERTOS SEMPRE QUE LIDOS – GARANTIDO

O Que é Headline?

 Headline é uma palavra de origem inglesa que, se for traduzida no http://translate.google.com retornará 3 definições: título, manchete e chamada.

Em se tratando de rádio e televisão, tem o sentido de manchete ou destaque de um programa. Na imprensa passa a ser o cabeçalho ou o título de um artigo e de uma reportagem.

>>> Assista à aula sobre Como Escrever Headlines que postei no Youtube.

No Marketing Digital, trataremos Headline como o título do post ou do artigo do blog.

Também podemos utilizá-la no título do vídeo colocado no Youtube, no título de um ebook ou até mesmo como uma pequena frase colocada em uma Página de Captura, Squeeze Page ou Landing Page para atrair a atenção e gerar a ação de um leitor.

Como Escrever Headlines com a Técnica do RATO

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A técnica do RATO é uma técnica que eu criei para poder ensinar você Como Escrever Headlines Inigualáveis de Maneira Super Fácil!

O rato é um animal que muitas pessoas têm sentimento de repulsa, repugnância, porém, ele te ajudará como escrever headlines matadoras, em pouquíssimo tempo, sem precisar de grandes habilidades.

Como um rato me ajudará a escrever headlines? Veja a seguir:

É claro que um rato não pode te ajudar muito, não é verdade? Mas o que você deve fazer é memorizar as letras que compõem a palavra RATO para lembrar-se de outras palavras que, aí sim, farão grande diferença!

Vamos começar a entender isso agora. Pense nas letras R-A-T-O.

R – A – T – O (Resultado / Benefício)

O resultado ou benefício é aquilo que você deseja entregar para quem ler e acessar o conteúdo da sua headline, ou seja, é o objetivo principal de você estar escrevendo o material, é aquilo que o leitor encontrará e aprenderá com o que você se propôs a criar.

R – A – T – O (Adjetivo)

Entenda como adjetivo tudo o que der qualidade ao resultado/benefício de sua headline, porém, nem todas as palavras que você utilizar serão adjetivos, muitas delas terão outras definições na Língua Portuguesa.

Na verdade, aqui você utilizará palavras que além de expressarem uma qualidade, darão ênfase, destacarão, maximizarão, potencializarão o resultado/benefício que você colocou na headline.

R – A – T – O (Tempo)

Aqui você utilizará um grupo de palavras que dará sentido ao período (tempo) necessário para o leitor alcançar o resultado/benefício que você se propôs a entregar a ele.

Procure utilizar aqui, um período que expressa verdadeiramente o que você se propôs entregar. Não minta, nunca engane seu leitor, caso você o faça certamente perderá credibilidade a longo prazo e, poderá perder também um futuro cliente.

R – A – T – O (Objeção)

sf (lat objectione) 1- Ato ou efeito de objetar; contestação. 2- Aquilo que se apresenta em oposição ou desaprovação; argumento adverso, razão contrária. 3- Óbice. 4- Dúvida, dificuldade (referências ao final deste post).

Como você pôde observar acima, objeção é todo pensamento contrário que o seu leitor coloca na cabeça impedindo-o de acreditar naquilo que você promete entregar (resultado/benefício) em sua headline.

Seu papel aqui será utilizar termos que “matem” essas objeções. Você deverá identificar possíveis objeções que ele terá e, criar argumentos suficientes para fazê-lo mudar de ideia e acessar o conteúdo de sua headline.

Vamos ver alguns exemplos de Headlines Matadoras utilizando a técnica do RATO.

Exemplos da Técnica do RATO

1) Como escrever headlines matadoras, em 1 minuto, sem ser um gênio.

  • Resultado: Como escrever headlines
  • Adjetivo: matadoras
  • Tempo: em 1 minuto
  • Objeção: sem ser um gênio

2) Aprenda como escrever headlines de sucesso, em 60 segundos, sem esforço algum.

  • Resultado: Aprenda como escrever headlines
  • Adjetivo: de sucesso
  • Tempo: em 60 segundos
  • Objeção: sem esforço algum

3) Como criar uma linda página de captura, ainda hoje, mesmo que você seja apenas um iniciante.

  • Resultado: Como criar uma página de captura
  • Adjetivo: linda
  • Tempo: ainda hoje
  • Objeção: mesmo que você seja apenas um iniciante

4) Prepare uma incrível macarronada, em menos de 5 minutos, com pouquíssimos ingredientes.

  • Resultado: Prepare uma macarronada
  • Adjetivo: incrível
  • Tempo: em menos de 5 minutos
  • Objeção: com pouquíssimos ingredientes

Palavras de Impacto

Como escrever headlines

Palavras de Impacto são palavras que estimulam determinadas partes do nosso cérebro a sentir emoção, desejo e necessidade.

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Um estudo muito simples da psicóloga social Ellen Langer, publicado no blog Copyblogger (referências ao final deste post), indica o impacto de apenas uma palavra quando ela pediu para usar uma máquina de tirar cópias:

“Desculpe-me, eu tenho cinco páginas. Posso usar a máquina de Xerox?“ – 60% disseram SIM

“Desculpe-me, eu tenho cinco páginas. Posso usar a máquina de Xerox porque eu estou com pressa?“ – 94% disseram SIM

Parece que dando a “razão pela qual” de estar com pressa, impulsionou a eficácia do pedido imensamente.

Abaixo, irei te apresentar diversas palavras e expressões que você poderá utilizar não apenas em headlines como também no corpo dos textos que vier a produzir.

Palavras e Frases Diversas

A verdade sobre
Abaixo do preço
Absolutamente o
Acabou de chegar
Altamente lucrativo
Amor
Amostra grátis
Anunciando
Aperfeiçoamento
Apresentando
Barganha
Comparável
Competitivo
Compromissado
Comprovada
Confidencial
Conselho
Corra
Crescimento
De repente
De valor
Depressa
Desafio
Desconto
Descubra
Desejável
Destrave
Direto
Em evidência
Emergindo
Energético
Enorme
Escolhido
Está aqui

Palavras utilizadas para COMUNIDADE

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Frases que expressam EXCLUSIVIDADE

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Frases que indicam ESCASSEZ

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Oferta limitada
Venda termina em breve

Palavras e Frases que transmitem SENSAÇÃO DE SEGURANÇA

Anônimo
Aprovado
Autêntico
Cancele a qualquer hora
Certificado
Comprovado
Experimente antes de comprar
Garantido
Incondicional
Mais vendido
Nenhuma obrigação
Oficial
Privado
Proteger
Protegido
Provado
Reembolso
Sem perguntas
Sem risco
Suporte
Verificar
Vitalício

Palavras utilizadas para PROMOÇÕES NAS REDES SOCIAIS

Evento
Ganhador
Ganhe

Palavras e Frases que indicam CAUSA E EFEITO

Assim
Causada por
Como resultado
Conforme
Consequentemente
Desde
Devido a
Por esta razão
Porque
Portanto

Palavras que incutem CURIOSIDADE

Banido
Conheça
Controverso
Exposto
Informante
Privado
Proibido
Revelado
Tabu

Palavras que exprimem PODER

Agora
Ajudar
Aniversário
Aprender
Completo
Confiança
Criar
Cura
Descobrir
Destino
Dinheiro
Dramático
Economizar
Entender
Erro
Especial
Estreia
Exclusivo
Extra
Extraordinário
Fácil
Final
Garantia
Grande
Grátis
Hoje
Imediatamente
Lucro
Mais
Melhorar
Novo
O melhor
O pior
Obrigado
Poderoso
Saúde
Segurança
Superar
Surpreendente
Últimas
Vencer
Você

Palavras que servem para CONTEÚDO COMPARTILHÁVEL

Ajuda
Aumentar
Blog
Criar
Descobrir
Diga-nos / Conte-nos
Inspira
Novo Post
Opinião
Por favor
Promover
RT
Segredo
Top
Veja isso

Para que o artigo não ficasse muito extenso, eu coloquei apenas algumas palavras, porém, pensando em você, fiz um apanhado geral de todas elas e deixei prontinho para imprimir e deixar ao lado do seu local de trabalho. São apenas 3 páginas com mais de 250 Palavras e Frases Persuasivas, tudo muito bem compactado.

>> [Palavras e Frases Persuasivas] Faça DOWNLOAD do arquivo PDF 

O que SÃO boas práticas?

Boas praticas_742x360_piano

Utilizar nos assuntos de emails palavras como: grátis, alerta, novo, desafio, importante, vídeo, diário, símbolos e caracteres.

Se ainda não assistiu,

>>> Assista à aula sobre Como Escrever Headlines que postei no Youtube.

  • [Grátis]

Exemplo de uso: [Grátis] Nunca foi tão fácil ganhar brindes…

Explicação: Quem não gosta de receber alguma coisa de graça?

Dan Ariely revelou um fato surpreendente em relação à palavra “Grátis” em seu livro “Predictably Irrational” (Previsivelmente Irracional) em que, basicamente, analisou o comportamento de um grupo de pessoas em relação a dois chocolates, Lindt Truffle e Hershey Kisses.

O primeiro teste foi apresentar às pessoas o Lindt Truffle a $0.15 e o Hershey Kisses a $0.01 (Lindt Truffle geralmente é considerado um chocolate superior).

O resultado foi que 73% escolheram o Lindt, enquanto 27% o Hershey.

Mais tarde, foi realizado um novo teste com um outro grupo de pessoas em que foram apresentados os mesmo chocolates, porém, o Lindt Truffle a $0.14 e o Hershey Kisses (FREE) ou GRÁTIS!

Esse teste gerou um resultado em que 31% escolheram o Lindt e 69% o Hershey. Com isso podemos perceber a influência que a palavra GRÁTIS tem no momento da escolha das pessoas.

[Alerta]

Exemplo de uso: [Alerta] Casos de H1N1 crescem em SP e hospitais…

Explicação: Gera um misto de curiosidade e preocupação, duas palavras que chamam a nossa atenção em qualquer situação.

[Novo]

Exemplo de uso: [Novo] Lancei meu Podcast…

Explicação: Tudo que é novo é interessante e nos faz querer saber mais. Quem aqui não gosta de novidades?

[Desafio]

Exemplo de uso: [Desafio] Como pedir indicações de clientes?

Explicação: Todos nós, ou a grande maioria de nós gostamos de desafios. Todo campeonato, ou jogos de tabuleiro, por exemplo, são um tipo de desafio.

Num campeonato de futebol, temos o desafio de sermos campeões, num jogo de xadrez o desafio é dar um xeque mate no oponente, numa brincadeira de bolinha de gude, o desafio é acertar a bolinha do outro, enfim, ao longo de nossa vida somos desafiados o tempo todo.

[Importante]

Exemplo de uso: [Importante] Dicas para criar e identificar oportunidades

Explicação: O que é importante é importante, pronto e acabou. Todos queremos saber, conhecer ou aprender algo importante, não é verdade?

[Vídeo]

Exemplo de uso: [Vídeo] Como começar seu negócio de afiliado

Explicação: Não é de hoje que os vídeos estão roubando a cena no mundo online. A grande maioria das pessoas prefere assistir a um vídeo a ter que ler um artigo ou post.

[Diário]

Exemplo de uso: [Diário] 50 pessoas mais influentes do mundo…

Explicação: Semelhantemente ao [Novo], as pessoas querem saber as notícias do dia, novidades.

Símbolos e caracteres especiais

Explicação: Neste caso, a dica não é de escrever [símbolos e caracteres especiais] nos assuntos dos emails, mas sim, de utilizar esses símbolos nele.

Exemplo de uso 1: ►Como criar sua própria marca ®egistrada sem sacrifício◄

Exemplo de uso 2: ☼ Como aproveitar o S☼L nos momentos certos a seu favor?

Está gostando da leitura?

O que NÃO SÃO boas práticas?

Nao sao boas praticas_742x360_boia

Utilizar nos títulos de emails palavras como: newsletter, mês.

[Newsletter]

Explicação: As pessoas não gostam muito de receber Newsletter, o que elas gostam é de notícias, novidades, dicas, ajuda, como fazer ou qualquer outra informação que solucione um problema que elas tenham.

[Mês]

Explicação: Contrário a [Novo] e [Diário], as pessoas não gostam de notícias do mês por darem a entender que já são ultrapassadas. Você gostaria de saber algo que aconteceu hoje ou algo que aconteceu no mês passado?

Conclusão

Como escrever headlines

Não há como negar que uma das coisas mais importantes no processo de criação de um conteúdo, seja ele em vídeo ou em texto, é a criação da Headline.

Nesse artigo você aprendeu algumas das estratégias utilizadas para criá-las, porém, existem inúmeras outras.

Vamos rever o que aprendemos aqui hoje:

  • O que é Headline?
  • Como Escrever Headlines com a Técnica do RATO
  • R (Resultado/Benefício)
  • A (Adjetivo)
  • T (Tempo)
  • O (Objeção)
  • Exemplos da técnica do RATO
  • Palavras de impacto (fazer Download do PDF com + de 250 palavras e frases)
  • O que são boas práticas?
    • Utilizar nos assuntos de emails palavras como: grátis, alerta, novo, desafio, importante, vídeo, diário, símbolos e caracteres.
  • O que não são boas práticas?
    • Utilizar nos títulos de emails palavras como: newsletter, mês.

REFERÊNCIAS:

www.copyblogger.com/the-two-most-important-words-in-blogging

www.copyblogger.com/persuasive-copywriting-words

www.benlocker.co.uk/copywriting-myths-the-12-most-persuasive-words-in-the-english-
language

www.copyblogger.com/trigger-words

www.tecmundo.com.br/teclado/38738-que-caracteres-voce-pode-fazer-segurando-a-
tecla-alt-tabela-.htm

http://nomadan.org/palavras

https://michaelis.uol.com.br/moderno-portugues/busca/portugues-brasileiro/objecao

Agradeço fortemente por ter acompanhado esse artigo até aqui!

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2 Comentários

  1. este EBOOK e muito bom, bem bolado e ajuda muito, mais a técnica do rato tem que ser explicada mais detalhadamente, da para entender mais precisa de alguns detalhes como frases diferente para explicar melho não frazes do texto escrito mais sim oltrs frazes, mais ficou otimo.